quinta-feira , 18 Janeiro 2018
Home / Uncategorized / RESTAURANTES SÃO NOTIFICADOS POR DESPEJAR SUJEIRA EM REDE PLUVIAL

RESTAURANTES SÃO NOTIFICADOS POR DESPEJAR SUJEIRA EM REDE PLUVIAL

ilheus-restaurantes-sao-notificados-por-despejar-sujeira-em-rede-pluvial-300x169 RESTAURANTES SÃO NOTIFICADOS POR DESPEJAR SUJEIRA EM REDE PLUVIAL

Em cumprimento a uma recomendação da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a Superintendência do Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus, notificou restaurantes do centro da cidade que descumpriram exigências legais para o regular funcionamento.

Segundo o órgão, estes estabelecimentos não possuíam caixas de gordura e por isso, despejavam fluentes na rede de drenagem pluvial, ocasionando obstruções. A medida visa atender ao disposto na legislação ambiental. O descumprimento desta obrigatoriedade sujeitará os infratores a multas e outras sanções, inclusive o corte no fornecimento de água.

A Superintendência informa que vai intensificar a fiscalização de cumprimento desta determinação, que prevê a instalação, limpeza periódica e manutenção destas caixas de gorduras. “Devido aos constantes entupimentos da rede de esgoto foi proposta esta obrigatoriedade, pois os restaurantes, bares e lanchonetes são os principais ‘agentes’ que produzem gordura junto a este rede”, observou o superintendente, Emílio Gusmão.

Gusmão orienta ainda que retirar a gordura das tubulações do sistema é muito mais difícil e mais caro do que a limpeza periódica da caixa, que deve ser providenciada pelo proprietário do comércio. Segundo ele, “a função da caixa é reter este tipo de material, que periodicamente deve ser retirado da caixa e jogado no lixo comum”, explica Emília Gusmão.

Na recomendação da Embasa, o órgão afirma que esse tipo de infração tem relação direta com o mau cheiro cuja origem é da Estação de Tratamento Elevatória, localizada na Avenida Soares Lopes, próximo da Catedral, no centro.

A caixa de gordura – que deve ser instalada na saída da água utilizada na pia e na máquina de lavar louças e antes de chegar à rede pública de esgoto – é um pequeno tanque que retém a gordura lançada na pia ou presente na louça e panelas das casas e restaurantes. Quando esfria, a gordura se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, e, por consequência, provocando entupimentos e transbordamentos. Se a rede coletora de estiver entupida, há risco de o esgoto retornar para dentro do imóvel.

Comments

comments

Veja Também

Assaltantes são presos em flagrante no Residencial Sol e Mar

Dupla perigosa e temida no Sol e Mar. Por volta das 15hs desse domingo, 14, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close